Exposição Presépios pelo Mundo

  • Imprimir

A presidente da Fundação Cultural Cidade de Aracaju - Funcaju -,, Aglaé Fontes, faz homenagem à tradição da montagem do símbolo natalino, com a exposição 'Presépios pelo Mundo'. A pesquisa sobre as histórias de cada representação da natividade de Jesus Cristo conta com 30 banners e com a miniatura dos presépios por vários países. A exposição segue em cartaz no Centro Cultural de Aracaju até dia 10 de janeiro de 2015.

De acordo com registros históricos, o primeiro presépio foi montado por São Francisco de Assis, no Natal, em 1223. O frade católico montou o presépio em argila na floresta de Greccio. Sua ideia era transmitir o significado da natividade de Jesus Cristo para os cidadãos e com ele mostrando a simplicidade do nascimento.

Foi no século XVIII que se popularizou a tradição de montar o presépio dentro das casas das famílias, por toda Europa e, logo em seguida, por outras regiões do mundo. 'Cada país tem sua representação estética a partir de sua identidade cultural na hora de montar seu presépio', finaliza a presidente da Funcaju, Aglaé Fontes.

Para os interessados na Exposição Presépios pelo Mundo, basta comparecer ao Centro Cultural de Aracaju, localizado na Praça General Valadão, das 9 às 17 horas, até dia 10 de janeiro.