Exposição Presépios pelo Mundo

A presidente da Fundação Cultural Cidade de Aracaju - Funcaju -,, Aglaé Fontes, faz homenagem à tradição da montagem do símbolo natalino, com a exposição 'Presépios pelo Mundo'. A pesquisa sobre as histórias de cada representação da natividade de Jesus Cristo conta com 30 banners e com a miniatura dos presépios por vários países. A exposição segue em cartaz no Centro Cultural de Aracaju até dia 10 de janeiro de 2015.

De acordo com registros históricos, o primeiro presépio foi montado por São Francisco de Assis, no Natal, em 1223. O frade católico montou o presépio em argila na floresta de Greccio. Sua ideia era transmitir o significado da natividade de Jesus Cristo para os cidadãos e com ele mostrando a simplicidade do nascimento.

Foi no século XVIII que se popularizou a tradição de montar o presépio dentro das casas das famílias, por toda Europa e, logo em seguida, por outras regiões do mundo. 'Cada país tem sua representação estética a partir de sua identidade cultural na hora de montar seu presépio', finaliza a presidente da Funcaju, Aglaé Fontes.

Para os interessados na Exposição Presépios pelo Mundo, basta comparecer ao Centro Cultural de Aracaju, localizado na Praça General Valadão, das 9 às 17 horas, até dia 10 de janeiro.

 

Adicionar comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência.
Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.
Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.


Código de segurança
Atualizar