Shoppings JCPM disponibilizam abafadores de ruídos e vagas de estacionamento para autistas

 

 

Com o compromisso de promover as melhores experiências de acessibilidade para os clientes, os empreendimentos administrados pelo Grupo JCPM em Aracaju – RioMar Shopping e Shopping Jardins – dão início a um serviço inédito em centros comerciais de Sergipe:  o empréstimo de abafadores de ruídos para as pessoas com Transtorno do Espectro Autista - TEA.

O objetivo é proporcionar maior conforto sensorial para esse público que, em geral, apresenta hipersensibilidade auditiva. O uso dos abafadores permite a redução dos ruídos do ambiente, promovendo mais tranquilidade para os autistas. “Estamos sempre buscando realizar ações que têm como finalidade a inclusão de todos os públicos. O empréstimo dos abafadores de ruído, com certeza, irá promover um passeio bem mais agradável às pessoas com TEA e seus familiares”, enfatiza Danielle Sônego, gerente marketing do RioMar Aracaju.

Nos dois shoppings, o serviço já está disponível e pode ser utilizado gratuitamente pelo público de todas as idades.  O empréstimo dos fones é realizado mediante cadastro do cliente. No RioMar Aracaju, os abafadores são retirados na Espaço Família – localizado no piso L1. Já no Shopping Jardins, no balcão de Atendimento ao Cliente, próximo ao restaurante Tio Armênio.   

Ações de acessibilidade para autistas

Outra iniciativa dos shoppings que possibilita a acessibilidade do autista, são as vagas de estacionamento destinadas às pessoas com TEA e seus acompanhantes. Os espaços são sinalizados no piso com o símbolo que representa o autismo e placas indicativas. As áreas estão localizadas no edifício garagem no RioMar e nas principais entradas que dão acesso ao mall do Jardins.

Além disso, a Rede Cinemark promove uma vez por mês o projeto Ingresso Azul, com projeção em sala adaptada para pessoas com TEA e outros transtornos que acarretam hipersensibilidade sensorial em geral.  Durante a exibição do filme, o volume do som é mais baixo que o das sessões convencionais e a sala permanece com as luzes acesas. As exibições não contam com propagandas ou trailers. A sessão é aberta ao público e todos pagam meia entrada.

 

Foto: João Souza