Rogério Carvalho: posse no Ministério da Saúde
- Detalhes
- Criado em Segunda, 01 Junho 2015 16:01
O presidente estadual do PT/SE Rogério Carvalho assumiu a Secretaria de Gestão Estratégia e Participativa do Ministério da Saúde. Desde março, ele ocupava o cargo de Assessor especial do Ministro. A Secretaria que Rogério assume tem a missão de propor, apoiar e acompanhar os mecanismos constituídos de participação popular e de controle social, especialmente os Conselhos e as Conferências de Saúde. Tem também a responsabilidade de ouvir, analisar e encaminhar as demandas dos usuários, por meio da Ouvidoria Geral do SUS e por meio das ações de auditoria, contribuir para a alocação e a utilização adequada dos recursos públicos, visando à garantia do acesso e qualidade da atenção à saúde oferecida aos cidadãos.
Rogério terá contato direto com todos os Conselhos Estaduais e Municipais do País, Movimentos Sociais e prefeituras. Além disso, ele será um dos seis membros da Diretoria Executiva do Ministério da Saúde. “Fico muito honrado com essa missão, ainda mais nessa função, que me faz estar em contato direto com as necessidades dos brasileiros em relação ao SUS. Dessa forma, ouvindo, debatendo, vou poder contribuir com idéias, sugestões e principalmente buscar a eficácia para as necessidades de todos. Este é um ano muito importante para quem ocupa esta pasta, porque de 1 a 4 de dezembro acontece a 15ª conferência nacional de saúde e a SGEP é a secretaria que faz a relação entre o MS e o conselho nacional de saúde tem papel fundamental no apoio à organização da conferência”, explica o político.

Um histórico de Rogério Carvalho
Nasceu em Aracaju e foi criado em Lagarto. Iniciou a militância em 1986. Combativo nos tempos da UFS, participou da luta da implantação do Campus da Universidade no Hospital Universitário e principalmente na abertura dessa mesma unidade de Saúde a comunidade.
Paralelo a isso, dedicado aos estudos, Rogério se transformou num dos técnicos mais capacitados na Medicina, tanto que foi convidado pelo então prefeito Marcelo Déda para ser o secretario de saúde da capital. Com o trabalho realizado e premiado, tornou-se referência.
No Estado, Rogério ousou ao criar o projeto das 102 clinicas e dos 8 hospitais regionais, além de 15 unidades intermediárias. Uma rede de atendimento nunca vista em Sergipe. Em 2010, Rogério elege-se o deputado federal mais bem votado da história de Sergipe com 116 417 votos. Com fôlego de poucos, participou e colaborou na elaboração de leis importantes para o governo Dilma na área da Saúde. Ele relatou a comissão da Reforma do SUS, do financiamento da Saúde, da lei de responsabilidade sanitária, presidiu a comissão que criou a empresa de serviços hospitalares e por fim o Mais Médicos, projeto mais importante do governo, que beneficiou milhões de pessoas no Brasil e 400 mil sergipanos.
Podemos dizer que Rogério em 14 anos de vida pública, fez uma revolução na área da Saúde em Sergipe e também no país. Único deputado federal do Estado que figurou durante a legislatura 2011-2015 como “Parlamentar em Ascensão” pelo DIAP. Ocupa a 21º posição no ranking de parlamentar que apresenta projeto relevante pelo Vote na Web. Ocupa o 18º lugar no ranking dos deputados federais com os melhores projetos. Tentou a eleição para o Senado, obteve mais de 40% dos votos válidos, com mais de 440 mil votos.