Programa do Ipesaúde visa a melhoria e o bem estar dos pacientes crônicos
- Detalhes
- Criado em Sexta, 27 Março 2015 12:31
O Programa de Educação e Promoção à Saúde do Beneficiário – Pepasb -, ligado à Diretoria de Promoção à Saúde do Ipesaúde, funciona há seis anos. Foi criado para melhorar a qualidade de vida dos assistidos pelo Instituto, promover o equilíbrio terapêutico das doenças, através do atendimento humanizado e direto.
O objetivo é tratar pacientes com patologias crônicas e degenerativas que necessitem de cuidados prioritários através de uma equipe multidisciplinar – ao todo são sete pessoas, entre psicóloga, enfermeira, estagiárias de Enfermagem e Nutrição e uma agente administrativa. As consultas acontecem no Ambulatório do Pepasb ou na própria casa do paciente.
Mensalmente, quinhentos beneficiários são assistidos pelo Programa. Muito deles recebem visitas domiciliares programadas. “Diabetes, hipertensão, AVC, neoplasias, mal de Parkinson ou Alzheimer, entre tantos outros diagnósticos, podem incapacitar a locomoção dos doentes”, explica Sandra Joyce Oliveira de Santana, enfermeira e coordenadora do Pepasb. “Precisamos também ver o paciente como um todo, para ajudá-lo em todos os sentidos:
alimentação, higiene, atividade física, tratamento medicamentoso, relacionamento com os familiares ou mesmo a necessidade de fisioterapia domiciliar ou de alguma especialidade médica. Priorizamos realmente melhorar todo o bem estar”.
A ligação com todos os setores do Instituto identifica os pacientes que estão dentro dos critérios para inserção no Programa. “Fazemos também um rastreamento em alguns eventos e uma busca ativa, através de uma avaliação de exames e constatação de doenças crônicas”, ressalta.
O Programa de Educação e Promoção à Saúde do Beneficiário – Pepasb -, funciona no Bloco 4A, na sede do Ipesaúde, localizaado na Rua Campos, 177, Bairro São José. O telefone do setor é o 3226.2788.
