Empreendedores devem pensar na sustentabilidade

  • Imprimir


Não dá para passar o pano, empresas precisam colocar a sustentabilidade na sua  rotina. Pequenas ações devem ser multiplicadas e compartilhadas diariamente com os colaboradores e clientes. Ao adotar medidas para a preservação do meio ambiente, respeito aos direitos trabalhistas, transparência na gestão e outras práticas responsáveis, as organizações podem experimentar vários resultados positivos. 

Nos últimos tempos, a questão ambiental tem sido percebida de um jeito diferente pelo consumidor no Brasil.  Uma pesquisa realizada pelo Google em parceria com o Sistema B e a MindMiners mostrou, por exemplo, que os conceitos do ESG são importantes para 87% dos brasileiros.1 Apesar disso, apenas 20% da população sabe o que a sigla significa, o que explica a ascensão do interesse de busca por ela desde 2020.2

Entre os três pilares do ESG - ambiental, social e governança -, o meio ambiente é considerado o mais importante para 43% dos entrevistados. O entendimento da população é que essa questão deve ter  responsabilidade dividida por todos os setores da sociedade. 
 
Ainda na pesquisa, 54% afirmam que ações individuais são mais importantes e fazem a maior diferença para o planeta.4 Por outro, 44% acreditam que marcas e grandes corporações, por meio de ações em seus produtos e serviços, patrocínios e ações de conscientização, também têm responsabilidade.
 
Tanto o consumidor quanto as empresas precisam trazer a sustentabilidade para o dia a dia, mudando o mindset e manter o compromisso constante com a questão ambiental, gerando mudanças a longo prazo. Trata-se de uma responsabilidade que tem impacto em toda a cadeia produtiva, da matéria prima ao descarte de embalagens.